“Em sonhos de lapsos gramaticais, numa fugaz inspiração, tecemos palavras que são apenas noite, mas acreditamos numa pura e bela ilusão, tatear o significado da luz. Portanto, na distância silenciosa de uma palavra para a outra é que adormece a verdadeira poesia. Intocável. O que aqui temos são apenas vultos, uma adestração da palavra escrita; a fala, a voz dessas entidades adormece em algum lugar ao qual chamo de “Absurdo”, e é no tormento desse sono que me mantenho lúcido para que em horas de acaso ligeiro eu possa captar alguns sinais de vida, dessa tão ordinária sensação poética” .

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Palhaço



Podem rir! Podem rir!
Sou o palhaço que faz o rei rir.
Podem rir! Podem rir!
Ir contra a natureza é luta vã.
Sou esperto demais para pôr em prática o que não sou.
Sou bobo o suficiente pra demonstrar quem eu sou.
Tá! Tá! Tá!... Sou, e não sei. Sei, e não sou.
Está satisfeito?
Agora que sabe que sou.
Está satisfeito?
Agora que sei que não sou.
Homens e reis vão para guilhotina,
Palhaços não! Palhaços morrem em esquinas
De paredes já descascadas por outros palhaços
Que desde tempos imemoráveis já vêm morrendo ali.
Homens e guilhotinas.
Palhaços e esquinas.
Podem rir desta rima, podem rir!
Eu não sou um palhaço que não sabe que é palhaço.
Ao rirem de mim eu deixo de só existir
E passo a viver o que minha existência é:
Minha existência é patética!
Não parem de rir! Por favor, não parem de rir!
Vocês são humanos, pois riem?
Ou são...
Deuses, pois explicam a existência?
Antes ser palhaço sem dúvidas,
Do que Deus ou homem sem certeza.
Não tenho dúvidas de que, quando deuses e homens
Riram, riram de mim.
E eu tenho certeza de que quando fiz
Deuses e homens rirem,
Eu fui muito mais que deuses e homens
Eu fui...
Palhaço.

Costa Melo

12/09/1980

2 comentários:

Rogério Saraiva disse...

Camarada!

Pra mim, és um dos maiores escritores da comteporaniedade. Ponte Nova nos suga e mesmo hoje, eu vivendo fora dela, ela ainda me suga e como nunca. Nossas conversas sobre você sair daí e mostrar para o mundo o que você é... Agora entendo, fique e mostre o nosso mundo que as palavras podem mudar o rumo e sermos unos.

Você é fantástico.

Abraços do grande amigo Rogério Saraiva.

Matheus José Mineiro disse...

O retorno,ora costa melo.
....Voutou em amigo.prazer em revê-lo.
Aqui tô pra fechar um zine de poesias aqui,Rogerio,Natalia,estão.e uns outros daki do Rio.Pode colocar vc né.(Verso Clandestino).
Saudade de tu ze.
depois me fassa uma visita ae.
Abr(asso).
http://sombrashistericas.blogspot.com/


Mateus jUZE